quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ativ. 2.3 - Conceituando Hipertexto Coletivamente

CONCEITUANDO HIPERTEXTO 

Enviada em Sep 22 2012 10:54:59:000AM

William Pereira

 Compreende por Hipertexto uma forma de organização de textos em rede, que através de links ou hiperlinks podemos navegar por outros infindáveis textos, nestes textos também encontramos imagens, referências, ícones, gráficos que ao serem clicados nos levam a outros sites. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua navegação pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível, não linear. O Hipertexto não existe somente na internet, no campo da informática, existem autores de livros que se utilizaram dos hipertextos onde buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a ideia central do autor. Hoje é muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por vários. Estes livros não lineares são exemplos de hipertextos. O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.( http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/). Entretanto na Wikipédia, a enciclopédia livre, nos leva a crer que o Hipertexto é muito mais antigo “A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores”. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto). No campo educacional o Hipertexto pode alterar a forma de o professor educar seu aluno, pois o mesmo apresenta eficiência no seu planejamento e desenvolvimento nos cursos online, pode forma até um sistema de ensino integrado a outros sistemas de ensino e aprendizagens. O Hipertexto é uma nova maneira de produção e transmissão cultural a partir de uma consciência no foco do mundo social, onde suas linguagens definem uma realidade constante dando maior propriedade as tecnologias educacionais nas quais estão inseridos os Hipertextos.

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