quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MINHA ESCOLA: TECNOLOGIAS EXISTENTES

Apresentação em Power Point - William Pereira







Mapa Conceitual ( Modelo experimental)

Mapa Conceitual idealizado por William Pereira


DESAFIO DA ESCOLA NA SOCIEDADE ATUAL


 
Ministério da Educação e Cultura
Secretaria de Educação a Distância
Programa Nacional de Formação
Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado
Núcleo de Tecnologia Educacional – Mossoró/R
Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo  com as TIC


Cursista: William Pereira da Silva
Formadora: Regina Oliveira
Atividade: REFLEXÕES INICIAIS

(Título) DESAFIO DA ESCOLA NA SOCIEDADE ATUAL



A percepção do universo mudou com as fotos do telescópio Hubbler, aquilo que a gente pensava ser um céu estático com estrelas distantes, deu lugar ao saber que estamos num universo de bilhões de galáxias que estão em expansão. Este é apenas um exemplo do que a tecnologia esta fazendo para mudar a concepção humana sobre o tudo, inclusive ocasionando mudanças radicais em todas as sociedades humanas.
O grande desafio da escola na sociedade atual, é colocar  todos para perceber e sentir que este é o momento das grandes mudanças, da grande revolução do saber. As novas tecnologias devem ser inseridas na educação para fazer parte desta revolução.  O saber hoje não é exclusividade da escola, os computadores, a internet e outros mecanismos fazem parte da educação global. Qualquer pessoa interessado em aprender, ter novos conhecimentos, acesso as informações tem os meios necessários para isso, as comunicações hoje se faz presente em todos os lugares e de todas as formas.  A nossa escola tem ainda mais, o desafio de colocar alunos para buscar o conhecimento continuamente, com autonomia e determinação onde os mesmo devem ter uma formação necessária para compreender o mundo, preparando para o trabalho e resolver questões da vida. Tem ainda de fazer do aluno um ser capaz de agir sozinho, em busca do conhecimento, através da pesquisa e que o mesmo saiba procurar o saber sem a necessidade de ser imposto por outros.









Mossoró, 26 de agosto de 2012.





Ministério da Educação e Cultura
Secretaria de Educação a Distância
Programa Nacional de Formação
Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado
Núcleo de Tecnologia Educacional – Mossoró/R
Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo  com as TIC

Ativ. 2.3 - Conceituando Hipertexto Coletivamente

CONCEITUANDO HIPERTEXTO 

Enviada em Sep 22 2012 10:54:59:000AM

William Pereira

 Compreende por Hipertexto uma forma de organização de textos em rede, que através de links ou hiperlinks podemos navegar por outros infindáveis textos, nestes textos também encontramos imagens, referências, ícones, gráficos que ao serem clicados nos levam a outros sites. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua navegação pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível, não linear. O Hipertexto não existe somente na internet, no campo da informática, existem autores de livros que se utilizaram dos hipertextos onde buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a ideia central do autor. Hoje é muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por vários. Estes livros não lineares são exemplos de hipertextos. O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.( http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/). Entretanto na Wikipédia, a enciclopédia livre, nos leva a crer que o Hipertexto é muito mais antigo “A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores”. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto). No campo educacional o Hipertexto pode alterar a forma de o professor educar seu aluno, pois o mesmo apresenta eficiência no seu planejamento e desenvolvimento nos cursos online, pode forma até um sistema de ensino integrado a outros sistemas de ensino e aprendizagens. O Hipertexto é uma nova maneira de produção e transmissão cultural a partir de uma consciência no foco do mundo social, onde suas linguagens definem uma realidade constante dando maior propriedade as tecnologias educacionais nas quais estão inseridos os Hipertextos.

Ativ. 2.2 - Experiências de navegar livremente

Enviada em Sep 21 2012 07:41:11:000PM
Ao iniciar a pesquisa constata-se aproximadamente 563.000 resultados conseguidos em 0,21 segundos. A seguir aparece uma indicação para definição de Hipertextos com um link de “mais informações” onde encontramos vários outros conceitos, nos quais podemos ter uma diversificação do significado do Hipertexto. A Wikipédia é interessantíssima, pois nos dá uma visão geral sobre o Hipertexto, com seu índice que nos leva a etimologia , história , principais características do hipertexto , hipertexto e Internet, hipertexto e educação, hipertexto e jornalismo, bibliografia, referências e as ligações externas referentes ao assunto. Observa-se que a página da Wikipédia é um Hipertexto, pois através de vários links nos leva a outros textos, imagens e referências para outras paginas. Ao realizar a navegação em busca houve mais facilidades na compreensão e extensão do assunto, os caminhos seguidos foram de fácil acesso, os quais nos levam a entender mais profundamente sobre o Hipertexto. Na busca, nas idas e não voltas os caminhos seguidos não houve dificuldades, sempre houve um ponto de referencia indicado os passos a seguir, o próprio programa do computador facilita este processo. Evidente que ao pesquisar sobre o Hipertexto aprendemos o que é e como criar um, para podermos usar nas nossas atividades. Vejamos a sequência do que foi lido na pesquisa; 1 – Definição para Hipertextos 2 – A História do Hipertexto 3 – Links sobre Hipertextos 4 – Wikipédia a enciclopédia Livre 5 - O Hipertexto no contexto Educacional As maiores supressas na pesquisa ficou por conta da Wikipédia onde seus links nos levam aos locais mais inesperados tornando a pesquisa muito ampla e completa.

Webquest: Informática e Projetos de Aprendizagem

Enviada em Sep 13 2012 08:52:13:000AM


Os Projetos de Aprendizagem trás inúmeros benefícios pedagógicos desde a inserção de novas tecnologias na aprendizagem, que leva os alunos a buscar seu próprio conhecimento, acarretando também uma interação maior entre professor/aluno e aluno/aluno até onde o aluno tenha com clareza onde deverá chegar com seus conhecimentos. Quanto as possibilidades, os recursos tecnológicos como laboratórios de informática dão suportes para pesquisas na internet, programas variadas para elaboração de projeções de imagens, domínio de gráficos, usos de Power point, Word, caixas de som, utilização de pen drives, DVD’s e outros equipamentos inerentes aos laboratórios, recursos estes que se tornam indispensáveis na aprendizagem no dia a dia dos alunos. Fica somente a dúvida em saber se essas ferramentas tecnológicas estão realmente sendo utilizadas de forma racional na aprendizagem dos alunos, caso positivo haverá um favorecimento importantíssimo nas possibilidades na utilização e realização dos Projetos de aprendizagem. O professor deve ser o mediador na aplicação de um Projeto de aprendizagem, deve conhecer e dominar as tecnologias utilizadas nestes projetos, pesquisar e oferecer os temas a serem escolhidos, orientando, incentivando, avaliando e elevando o interesse do aluno na participação ativa neste processo do desenvolvimento do projeto de aprendizagem. O interesse do aluno é de suma importância para que sintam a responsabilidade nas tarefas exigidas, devem aceitar orientações, sugestões, troca de informações, ter o espírito do corporativismo, senso crítico para aceitar mudanças, enfim, respeitar a todos para construir o projeto de aprendizagem em conjunto.

Quem Sou Como Professor e Aprendiz?

Enviada em Aug 26 2012 05:06:57:000PM
Enfrentar desafios sempre foi inerente a todos professores. Atualmente temos de passar por mais situações de inovar nossa maneira de atuar. Hoje devemos ver o mundo numa nova visão, numa nova percepção onde tudo muda constantemente a uma velocidade assustadora, as ciências, em todos os campos, estabelece novos valores e novos conhecimentos, o professor de hoje tem de ampliar em todos os sentidos seus conhecimentos, acompanhar as revoluções tecnológicas, tanto de comunicação como de informação. Aqueles que porventura teimarem em permanecer atuando com seu conservadorismo evidentemente em curto prazo vai estar fora do ninho, terá imensas dificuldades de acompanhar a rapidez das mudanças que nos é imposta hoje. Estou inserido numa realidade incoerente com as reais necessidade de atuar como professor.Com todas as mudanças acontecendo no mundo, permaneço vendo o atraso no meio educacional, isso no que se refere a realidade onde atuo, alunos não tem mais o respeito a hierarquia entre as pessoas, tratam professores como fossem seus colegas, não há mais aquele respeito ao saber, não tem o professor como o caminho em ser o orientador, o facilitador da busca ao conhecimento e a pesquisa, da preparação para a vida social e profissional, daí neste contexto sinto ter perdido o impulso para agir com mais entusiasmos e competência para dar uma educação de qualidade. Todos temos de rever nossas posições e julgamentos a cerca da realidade, rumar por caminhos diferentes, que nos levem a perceber as mudanças radicais que as tecnologias, em termos gerais, nos faz sentir que não existem mais o dono da verdade, o dono do saber, professores, alunos, educadores tem de juntar as mãos e atuar como Paulo Freire prescreveu: “ Ninguém educa ninguém, as pessoas se educam em comunhão”. Esse é o novo caminho a seguir, a nova realidade a ser vivida.

Conhecendo a Turma

Enviada em Aug 23 2012 08:35:23:000PM



William Pereira da Silva mais conhecido no meio educacional por Professor Pereira ou Pereirinha, atualmente atuando na Escola Estadual Jerônimo Rosado e Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, licenciado em Educação Física, porém no momento readaptado nos laboratórios de informatica nas duas escolas.
Sempre ciente da necessidade de ficar atualizado na informatica escolar, procuro neste curso ampliar meus conhecimentos no assunto, além de com colegas de trabalhos trocar experiências  fazendo novas amizades.
Saúdo a todos os participantes desejando empenho e interesse nesta nossa jornada.