quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Atividades 3.3 - Projetos de Trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo



A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE XADREZ COMO ATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E FLUIDEZ DE PENSAMENTOS.

25/10/2012
Autor e Coautor(es)

Autor: William Pereira da Silva
Mossoró - RN Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana
Coautor(es)
Aderson Soares do Couto
*Este plano de aula teve como referência o portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15189) do plano de aula do professor Pedro Sérgio Bezerra NATAL - RN ESC MUL PROF ANTONIO SEVERIANO tendo como coautora Suely Lago Nobre de Araújo
ESTRUTURA CURRICULAR:

Modalidade/ Nível de ensino: Ensino Médio

Componente Curricular; Educação Física

Tema: O JOGO DE XADREZ COMO ATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E FLUIDEZ DE PENSAMENTOS.
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Desenvolver as capacidades de utilizar o jogo de xadrez para desenvolver habilidades cognitivas.
§  Identificar, através de pesquisa na internet, a origem, o histórico, regras e o jogo do xadrez;
§  Conhecer o tutorial do projeto xadrez livre disponível no Linux Educacional 3.0
§  Realizar jogos de xadrez utilizando o software do projeto xadrez livre;
§  Realizar jogo de xadrez utilizando o tabuleiro padrão;

Duração das atividades

10 aulas de 50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Ficou identificado através de conversas informais que os alunos não tinham o conhecimento sobre os benefícios do jogo de xadrez para seu desenvolvimento cognitivo.

Vivência 1
Os alunos receberam um roteiro dos procedimentos a serem realizados  durante as pesquisas. No primeiro momento foram conduzidos à sala de informática para pesquisar sobre o jogo de xadrez. Como meio facilitador, utilizamos o software do projeto xadrez livre disponível no Linux Educacional 3.0/MEC. Posteriormente foram utilizados outros sites de busca com o intuito de ampliar os conhecimentos, tais como: http://www.cbx.org.br; www.clubedoxadrez.com.br; http://cxpensart.blogspot.com.br/
No segundo momento foi realizada a explanação da lenda do xadrez para atender aos alunos que ainda não conheciam o jogo de xadrez  e uma explanação sobre objetivos, finalidade e fundamentos do xadrez.
Vivência 2

No laboratório de informática, foi vivenciado o jogo de xadrez através do software mencionado anteriormente.
Realizada a busca de site que oferecem o jogo on line
Participação em jogos on line através de sites especializados
A realização do jogo foi feita de várias formas como: xadrez em duplas, com anotações das jogadas, individuais e utilizando-se dos vários níveis propostos.
Vivência 3

Apresentação dos alunos através de slides das características do xadrez e suas implicações educativas

Vivência 4

Na sala de aula, jogamos o xadrez com o tabuleiro padrão.

Vivência 5

Realização de um torneio de xadrez relâmpago.



Recursos Complementares

§  Laboratório de informática com acesso à internet e software do Projeto Xadrez Livre- Linux Educacional 3.0/MEC;
§  Sala de multimídias para assistir filmes sobre o jogo de xadrez
§  Noções básicas sobre o xadrez através de Datashow
§  Tabuleiros de xadrez disponíveis na escola;


Avaliação

Participação dos alunos em torneio e nas atividades verificando a cooperação, o envolvimento e a interação durante todas as vivências.
Prova avaliativa sobre questionamentos da percepção dos alunos do xadrez como atividades que desenvolve o raciocínio lógico e fluidez de pensamentos

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