A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE XADREZ COMO ATIVIDADE NO
DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E FLUIDEZ DE PENSAMENTOS.
25/10/2012
Autor e Coautor(es)
Autor: William Pereira da Silva
Mossoró - RN Centro de Educação
Integrada Professor Eliseu Viana
Coautor(es)
Aderson Soares do Couto
*Este plano de aula teve como referência o portal do
professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15189) do plano de aula do professor Pedro Sérgio Bezerra NATAL - RN ESC MUL PROF ANTONIO SEVERIANO
tendo como coautora Suely Lago Nobre de Araújo
ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade/ Nível de ensino: Ensino Médio
Componente Curricular; Educação Física
Tema: O JOGO DE XADREZ COMO ATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E FLUIDEZ DE PENSAMENTOS.
Modalidade/ Nível de ensino: Ensino Médio
Componente Curricular; Educação Física
Tema: O JOGO DE XADREZ COMO ATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E FLUIDEZ DE PENSAMENTOS.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
§ Desenvolver
as capacidades de utilizar o jogo de xadrez para desenvolver habilidades
cognitivas.
§ Identificar,
através de pesquisa na internet, a origem, o histórico, regras e o jogo do
xadrez;
§ Conhecer
o tutorial do projeto xadrez livre disponível no Linux Educacional 3.0
§ Realizar
jogos de xadrez utilizando o software do projeto xadrez livre;
§ Realizar
jogo de xadrez utilizando o tabuleiro padrão;
Duração das atividades
10 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Ficou identificado através de conversas informais que
os alunos não tinham o conhecimento sobre os benefícios do jogo de xadrez para
seu desenvolvimento cognitivo.
Vivência 1
Os alunos receberam um roteiro dos procedimentos a
serem realizados durante as pesquisas. No
primeiro momento foram conduzidos à sala de informática para pesquisar sobre o
jogo de xadrez. Como meio facilitador, utilizamos o software do projeto xadrez
livre disponível no Linux Educacional 3.0/MEC. Posteriormente foram utilizados
outros sites de busca com o intuito de ampliar os conhecimentos, tais como: http://www.cbx.org.br; www.clubedoxadrez.com.br; http://cxpensart.blogspot.com.br/
No
segundo momento foi realizada a explanação da lenda do xadrez para atender aos
alunos que ainda não conheciam o jogo de xadrez
e uma explanação sobre objetivos, finalidade e fundamentos do xadrez.
Vivência 2
No
laboratório de informática, foi vivenciado o jogo de xadrez através do software
mencionado anteriormente.
Realizada
a busca de site que oferecem o jogo on line
Participação
em jogos on line através de sites especializados
A
realização do jogo foi feita de várias formas como: xadrez em duplas, com
anotações das jogadas, individuais e utilizando-se dos vários níveis propostos.
Vivência 3
Apresentação dos alunos através
de slides das características do xadrez e suas implicações educativas
Vivência 4
Na
sala de aula, jogamos o xadrez com o tabuleiro padrão.
Vivência 5
Realização de um torneio
de xadrez relâmpago.
Recursos Complementares
§ Laboratório
de informática com acesso à internet e software do Projeto Xadrez Livre- Linux
Educacional 3.0/MEC;
§ Sala
de multimídias para assistir filmes sobre o jogo de xadrez
§ Noções
básicas sobre o xadrez através de Datashow
§ Tabuleiros
de xadrez disponíveis na escola;
Avaliação
Participação
dos alunos em torneio e nas atividades verificando a cooperação, o envolvimento
e a interação durante todas as vivências.
Prova
avaliativa sobre questionamentos da percepção dos alunos do xadrez como
atividades que desenvolve o raciocínio lógico e fluidez de pensamentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário